O QUE É UM STEMMARIO?

A Palavra Stemmario pode soar como estranha à maioria das línguas, sejam elas latinas ou germânicas. A palavra STEMMARIO, vem do termo italiano STEMMA, que quer dizer "Brasão de Armas". Por sua vez o termo "Stemmario" é utilizado em italiano para um Livro Armorial, ou seja, um livro produzido para guardar as imagens dos Brasões de Armas. A palavra Stemmario foi traduzida para o alemão como ,,Wappenbuch" ou literalmente "Livro de Brasões".

Imagem do Stemmario Trivulziano, reimpresso no ano 2000, para comemorar os 1000 anos da Casa Trivulzio.


O Stemmario Trivulziano é considerado com o mais rico Livro Armorial italiano do final da Idade Média, sendo até hoje considerado o mais antigo Stemmario produzido na Itália. Em sua publicação, foram listadas as principais Casas Nobres da Europa Itálica, bem como das mais importantes cidades.As pinturas dos Brasões foram [provavelmente] realizadas pelo pintor Gian Antonio da Tradate, sendo que, a Edição original está preservada até hoje, sendo guardada na Biblioteca Trivulziana, junto com mais 180 mil obras do Acervo da Casa Principesca de Mesolcina, no Palácio Visconteo de Milão.

Com o passar dos anos, àquela primeira Edição do Stemmario, finalizada em 1440, somaram-se outras tantas, sempre com o rigor das obras da Casa de Mesolcina. Assim a Tradição Heráldica Trivulziana pode ser mantida até nossos dias.

O Stemmario atualmente adotou o formato de um Almanaque, que contém além dos Brasões de Armas, informações genealógicas e históricas sobre as principais famílias da Nobreza Europeia.

No ano 2000, comemorando o mil anos da Casa de Trivulzio, foram impressas novas versões da primeira Edição do Stemmario Trivulziano, que conserva os mesmos desenhos da versão original. 

Abaixo alguns vídeos em italiano em que especialistas em heráldica palestram em Milão sobre a importância do Stemmario Trivulziano para a Heráldica e estudo da Genealogia Europeia. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário