quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Casa de Bourbon-Parma




A Real e Ducal Casa de Bourbon-Parma teve início em 1748, quando pelo Tratado de Aquisgrana o Ducado de Parma fora dado ao Príncipe Filipe de Bourbon-Espanha, filho do Rei Filipe V, da Espanha e da Rainha Isabel Farnésio, Princesa de Parma. Foi o filho de Filipe I, Fernando I, de Parma quem deu continuação à Casa e ao Ducado Soberano de Parma e Piacenza. O filho mais velho de Fernando I, Luís I, uniu o Ducado de Parma e Piacenza formando o Reino da Etrúria.


Armas do Reino da Etrúria

O filho de Luís I, Carlos Luís, que foi ao mesmo tempo Rei da Etrúria, como Luís II, e Duque de Parma, como Carlos II, deu continuidade à agora Casa Real e Ducal. Carlos II, como ficou mais conhecido recebeu o Ducado de Lucca, onde foi Soberano entre 1815 a 1847, sendo Duque Soberano de Parma dês de então. Seu filho, Carlos III tornou-se o Duque Soberano de Parma e Piacenza em 1849, reinando até 1854, quando faleceu com apenas 31 anos. Seu filho, Roberto I tornou-se Duque.

O Ducado foi anexado pelo Reino da Itália em 1859, porém a Casa de Bourbon-Parma seguiu para o exílio, mantendo os títulos e seu status de Casa Soberana.

Roberto I faleceu em 1907, sendo sucedido na Chefia da Casa por seu filho Henrique de Bourbon-Parma, Duque de Parma e Piacenza (Duque entre 1907 a 1939)

Giuseppe de Bourbon-Parma sucedeu ao pai na Chefia da Casa, sendo o Duque de Parma e Piacenza até sua morte em 1950.

Elia de Bourbon-Parma, filho de Giuseppe, tornou-se o Duque de Parma, e manteve-se como o Chefe da Casa até falecer em 1959.

Seu filho, Saverino de Bourbon-Parma assumiu à Chefia da Casa, e o título de Duque de Parma e Piacenza, sendo que governou a Casa até abdicar em 1977.

Carlos Ugo de Bourbon-Parma tornou-se o Duque de Parma após a renúncia de seu pai, e manteve-se na Chefia da Casa até falecer em 2010.

O atual Duque de Parma e Piacenza, Chefe de Nome e Armas da Casa de Bourbon-Parma é Sua Alteza Real e Sereníssima o Príncipe Carlos IV, Duque de Parma e Piacenza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário