segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Consortes Imperiais do Brasil

A Casa Imperial do Brasil é o Ramo Primogênito da Casa de Bragança, Casa Real de Portugal.

Antes de ser Império o Brasil ocupou os postos de Estado, Principado, Vice-Reino e Reino.
Foram Reis do Brasi:

I Dona Maria I

II Dom João I, do Brasil (Também Dom João VI, de Portugal).

Os Imperadores do Brasil foram três:

I Dom João I, do Brasil (Também Dom João VI, de Portugal).

II Dom Pedro I, do Brasil (Também Dom Pedro IV, de Portugal).

III Dom Pedro II, do Brasil.

Não se deve mencionar o título de "Imperatriz Consorte do Brasil". O título oficial foi de Imperatriz do Brasil. Caso Dona Isabel de Bragança tivesse sido coroada, esta seria a Imperadora do Brasil, pois no Império Brasileiro o título de Imperatriz era reservado a Consorte do Imperador, não a chefe de Estado.


I Armas de Sua Majestade Imperial, Real e Fidelíssima Dona Carlota Joaquina da Espanha, dita: A Megera do Crato, Infanta da Espanha, Rainha Consorte do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, Rainha Consorte de Portugal e Imperatriz Titular do Brasil. Consorte de Dom João I, do Brasil.


II Armas de Sua Majestade Imperial, Real e Fidelíssima Dona Leopoldina, dita: A Graciosa, Princesa do Sacrossanto Império Romano e Arquiduquesa d'Áustria, Imperatriz do Brasil, Rainha Consorte de Portugal. I Consorte de Dom Pedro I.


III Armas de Sua Majestade Imperial e Real Dona Amélia, da Casa Bonaparte, Imperatriz do Brasil. II Consorte de Dom Pedro I.


IV Armas de Sua Majestade Imperial e Real Dona Teresa Cristina Maria de Bourbon das Duas Sicílias, Princesa Real do Reino das Duas Sicílias, Imperatriz do Brasil. Consorte de Dom Pedro II.


V Armas de Sua Alteza Real Dom Gastão Luís d'Orleans, Conde d'Eu. Consorte de Dona Isabel Cristina, Princesa Imperial do Brasil e Imperadora de Iuri do Brasil.



VI Armas de Sua Alteza Imperial e Real Dona Maria Pia de Bourbon-Duas Sicílias. Princesa Imperial Consorte do Brasil. Consorte de Dom Luís Maria Felipe, Príncipe Imperial.



VII Armas de Sua Alteza Imperial e Real Dona Maria Isabel de Wittelsbach da Baviera, Princesa Real da Baviera, Princesa do Brasil, dita "Imperatiz-Mãe do Brasil", Consorte de Dom Pedro Henrique, Chefe da Casa Imperial do Brasil, e mãe de Sua Alteza Imperial e Real o Sr. Dom Luís, atual Chefe da Casa Imperial do Brasil.




VIII Armas de Sua Alteza Imperial e Real Dona Cristina de Ligne, Princesa de Ligne, Princesa Consorte do Brasil, Consorte de Dom Antonio João d'Orleans e Bragança, Príncipe do Brasil.

Desenho dos Brasões d'Armas: Conde Andre Galli della Loggia (todos os direitos reservados

Um comentário: