quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Casa Real de Saxe-Windsor

CARACTERÍSTICAS DA CASA REAL

SOBRENOME: Saxe-Windsor, ou ainda "Windsor", Wettim, linha de Sachsen-Coburg und Gotha
TÍTULOS: Os membros da Casa Real recebem o título de Príncipes ou Princesas do Reino-Unido e de Saxe-Coburgo-Gotha. O Chefe da Casa Real, como Monarca recebe o título de Rei ou Rainha.. O Príncipe Herdeiro recebe o título de Príncipe de Gales.
TRATAMENTO: Os Membros da Casa recebem o tratamento de Altezas Reais, e o Chefe da Casa o tratamento de Sua Majestade.
ATUAL CHEFE: Sua Majestade a Rainha Elizabeth II do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, do Canadá, da Austrália, da Nova Zelândia, do Caribe, etc.


A Casa de Windsor é a atual Casa Real do Reino-Unido e em alguns dos países da Comunidade das Nações Britânicas.

O Nome

Muito controverso é a questão do nome da Casa de Windsor, por ser esta um Ramo da Casa de Wettin.

I Mudança: Quando a Rainha Vitória I, do Reino-Unido, casou-se com o príncipe alemão Albert von Wettim, Príncipe de Saxe-Coburg-Gotha, esta adotou o nome de seu Principado como sobrenome, mudando o nome da Casa de Hanôver, para Saxe-Coburg-Gotha.

II Mudança: Em 1917 o Rei Jorge V, do Reino-Unido, temendo o sentimento anti-alemão que havia tomado a Inglaterra durante a I Guerra Mundial, retomou o sobrenome original do príncipe Albert, "Wettin" e o anglicanizou, formando o sobrenome "Windsor", que além de ser mais sonoro aos ouvidos britânicos, também é o nome do Castelo mais famoso do Reino-Unido.

III Mudança: Após seu casamento com o príncipe Filipe de Moutbatten, em 1960 a Rainha Elizabeth II, do Reino-Unido, por meio de uma Order-in-Council seriam a partir daquela data conhecidos como Moutbatten-Windsor.

A possível futura mudança: Os Monarcas britânicos têm total autonomia para mudar seu nome dinástico, por meio de "Ordens ao Conselho". É possível que o Príncipe de Gales ao ser Coroado Rei adote o sobrenome dinástico de seu pai, que é Oldemburgo, da Linha Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg, Casa real que governou a Dinamarca, a Noruega e a Grécia.

Os Ramos da Casa da Saxônia (Wettin) sempre utilizaram denominações da castelos ou cidades, precedidos pelo prefixo "Saxe" como nome de família. Assim, o correto nome da atual Casa Real da Inglaterra é Saxe-Windsor, e não apenas "Windsor", como costumeiramente é referida. 

A Rainha Elizabeth II é a última Monarca Britânica da Casa de Saxe-Windsor, haja vista que seu filho, o Príncipe Charles, como filho do Príncipe Felipe da Grécia e da Dinamarca, Duque de Edimburgo, é membro da Casa Real de Oldemburgo, que reina sobre a Dinamarca, mas que já reinou sobre a Grécia, Polônia, e partes da Alemanha.

Reis da Casa de Saxe-Windsor

1. Jorge V, do Reino-Unido (1910-1936)
2. Eduardo VIII, do Reino-Unido (1936)
3. Jorge VI do Reino-Unido (1936-1952)
4. Elizabeth II, do Reino-Unido (1952-?) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário